terça-feira, 24 de maio de 2011

O Solitário Violino do Jazz - Jean Luc Ponty - Live


Filho de músicos (o pai era professor de violino e a mãe de piano), este violinista francês começou na área musical ainda quando pequeno, Começou a tocar aos 11 anos, completando seus estudos no final de sua adolescência, no Conservatório Nacional de Paris. Apesar de sua sólida formação erudita, foi no post-bop e no fusion que Ponty encontrou seu verdadeiro caminho, tocando na mítica banda "The Mothers of Invention" de Frank Zappa, fazendo colaborações junto à seu conterrâneo e também influenciador Stephanie Grappelli e passando pela segunda formação da Mahavishnu Orchestra.Partiu para carreira-solo e consolidou-se de vez como um dos expoentes no desenvolvimento e evolução do violino elétrico (a Zeta Violin desenvolveu, um moderníssimo modelo de interface MIDI especialmente para ele), bem como na introdução deste instrumento na vanguarda do jazz-rock nos anos 70, além de inspirada exploração de texturas eletrônicas em sequencers e sintetizadores . 

Gravado durante alguns shows em São Francisco,Santa Barbara, Califórnia e Los Angeles, Live mostra toda a competência de Ponty como músico e compositor,e sua banda azeitadíssimos e tocando como nunca , preste atenção na cozinha da banda na execução das músicas.O disco inicia com a música Aurora dividida em 2 partes,sendo a 1ª mais progressiva.A partir da segunda parte da música a veia jazz rock de Ponty nos é mostrada explicitamente até a última faixa. Imaginary Voyage segue o tradicional arranjo de estúdio, também dividida em 2 partes onde o batera Casey solta o braço em ambas partes sendo na minha opnião o destaque, juntamente com o baixista que arrebenta num groove. E assim segue o disco que em cada faixa um integrante ou mais da banda, vão mostrando serviço em prol da boa música. O disco é de uma produção de dar inveja , muito bem gravado, mixado e masterizado,tanto que ouvimos muito bem as vezes que Ponty chega ao microfone para anunciar as músicas para seu público.
Se voce curte música erudita , jazz rock ou simplesmente curte um bom som , compre e coloque este petardo na sua coleção.



Nenhum comentário:

Postar um comentário